Já os Neo-impressionistas, Seurat, Signac entre outros, desenvolveram um método de execução que consistia em reduzir as pinceladas impressionistas, a minúsculos pontos - Pontilhismo - de cor pura não misturada, cientificamente colocadas umas ao lado das outras de acordo com a lei das complementares (Tomem em atenção o circulo cromático de que vos falei anteriormente). Estas manchas cromáticas misturavam-se, a uma certa distância, no olho do observador.
Cada uma das cores secundárias é a transição ou a mistura entre duas cores
primárias que lhes estão adjacentes. Cada cor primária, dentro do círculo, forma
um par de cores complementares com a cor secundária que lhe fica em frente, isto
é, ambas as cores se completam em luz incolor, ao misturarem-se opticamente,
mas, lado a lado, aumentam mutuamente de intensidade. Por sua vez as cores não
complementares, postas umas ao lado das outras, transformam-se reciprocamente no
sentido das cores complementares. Essa intensificação ou modificação mútua
chama-se contraste simultâneo e tem as suas causas no olho humano que produz as
modificações da cor oposta
Walter Hess, Documentos para a Compreensão da Pintura Moderna, Livros do Brasil
0 comentários:
Enviar um comentário