Pedro Mateus

Aluno do 1º ano de Design e Produção Gráfica do Instituto Superior de Educação e Ciência

Este blog tem como objectivo, uma publicação regular sobre os temas abordados nas aulas de Óptica e teoria da Cor, que servirão como elementos de avaliação à disciplina.

Um espaço para me cultivar e para te cultivares!

Luz! - Espectro Visível

Começar a minha viagem pelo mundo do blog com o tema - Luz - será um tanto ou quanto arrojado. No entanto, tentarei com palavras de fácil acesso e raciocinio prático, dar-vos a conhecer um pouco mais sobre a luz.

Ora, há quem lhe chame uma radiação electromagnética, pessoalmente prefiro o termo luz, bem mais simples e fica a soar no ouvido. O olho humano consegue apenas distinguir parte da luz, a chamada Luz Visível, que se encontra compreendida, num vasto espectro, entre ondas rádio, microondas, infravermelhos, ultravioletas, raio x e raios gama.

A luz que não é detectada pelo nosso olho, tem inúmeras aplicações práticas no nosso dia-a-dia, como por exemplo as microondas utilizadas para cozinhar os alimentos, os infravermelhos que permitem a ligação entre um comando e um televisor, as ultravioletas que, embora nocivas ao homem, são utilizadas em solários de bronzeamento e ainda os raio x, já utilizados pelo Super Homem!, servem para inspeccionar a bagagem trazida para os aeroportos.


Luzes invisiveis à parte, o olho humano responde a um comprimento de onda na ordem dos 350 a 750 nm (nanómetros ) e com uma frequência (grandeza física) de 740 a 400 TeraHertz ( a unidade do Sistema Internacional da Frequência é o Hertz).


O espectro visível pode ser subdividido de acordo com a cor (faço uma chamada de atenção ao blog do colega André, que adicionou um post sobre esta temática), se forem tons vermelhos o comprimento de onda é mais longo, se ao invés, forem tons violeta o comprimento será mais curto.

Os limites do espectro óptico não podem ainda hoje ser precisos, uma vez que este varia muito de espécie para espécie, até mesmo entre o Homem existem variações, pensemos por exemplo no daltonismo.

Não será certamente o suprasumo dos posts, mas penso que para uma primeira abordagem não estará mau.

Até ao próximo post!

in:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Espectro_vis%C3%ADvel
http://en.wikipedia.org/wiki/Visible_spectrum
http://www.lightsources.org/cms/?pid=1000166

1 comentários:

Marina Loyola disse...

"Tentarei com palavras de fácil acesso e raciocinio prático" seguindo o mesmo raciocínio que eu!!! lol
Acredito que essa linguagem é clara e objetiva pra definir o que é Luz.
Está a fazer um bom trabalho!
Parabéns!

Enviar um comentário