Pedro Mateus

Aluno do 1º ano de Design e Produção Gráfica do Instituto Superior de Educação e Ciência

Este blog tem como objectivo, uma publicação regular sobre os temas abordados nas aulas de Óptica e teoria da Cor, que servirão como elementos de avaliação à disciplina.

Um espaço para me cultivar e para te cultivares!

A Cor e o Design

"Todas as cores são amigas das suas vizinhas e amantes das suas opostas" Marc Chagall


"A cor pode exprimir uma atmosfera, descrever uma realidade ou codificar uma informação. Palavras como "sombrio", "pardo" e "brilhante" trazem à mente um clima de cores e uma paleta de relações. Os designers usam a cor para fazer com que algumas coisas se destaquem e outras desapareçam.

Em tempos o design gráfico foi visto como uma actividade fundamentalmente a preto e branco - o que hoje em dia não é mais o caso. A cor tornou-se parte integrante do processo de design. A impressão a cores, antes um luxo, hoje um dado adquirido e uma banalidade.

O design costumava ser entendido como uma armadura abstracta por trás das aparências. A cor, por outro lado, era vista como subjectiva e instável.

A cor existe, literalmente, no olho do observador, pois só podemos percebê-la quando a luz é reflectida por um objecto ou emitida por uma fonte.

A nossa percepção da cor depende não apenas da pigmentação das superficies em si, como também da intensidade e do tipo de luz ambiente. Mais do que isso, percebemos uma determinada cor em função das outras que estão em torno dela. Por exemplo, um tom claro destaca-se mais num fundo escuro do que num pálido..."

(continua no próximo post)


in:
LUPTON, Ellen e PHILLIPS, Jennifer - Novos fundamentos do design

0 comentários:

Enviar um comentário