Pedro Mateus

Aluno do 1º ano de Design e Produção Gráfica do Instituto Superior de Educação e Ciência

Este blog tem como objectivo, uma publicação regular sobre os temas abordados nas aulas de Óptica e teoria da Cor, que servirão como elementos de avaliação à disciplina.

Um espaço para me cultivar e para te cultivares!

A Cor e o Design II



"Na realidade trabalha-se com poucas cores. O que dá a ilusão do seu numero é serem postas no seu justo lugar" Pablo Picasso

Continuando...

Em 1665, um senhor chamado Isaac Newton descobriu que um prisma dividi a luz em espectros de cor: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. Ele organizou estas cores num circulo, circulo este, muito semelhante ao que os artistas utilizam hoje em dia para descrever a relação entre as cores.


Porque é o circulo cromático uma ferramenta útil para o design?

As cores vizinhas - que se encontram próximas no espectro e ou no circulo cromático - são análogas. Utilizá-das juntas, produzem um minimo contraste e uma harmonia natural. As cores análogas também têm uma temperatura de cor equivalente. Duas cores posicionadas de forma oposta no circulo são complementares; uma cor não contém nenhum elemento da outra e ambas têm temperaturas diferentes (quente x frio).
Próximos Posts - Modelos Cromáticos, CMYK e RGB

in:
LUPTON, Ellen e PHILLIPS, Jennifer - Novos fundamentos do design




2 comentários:

paulo martins disse...

Procure mais informação sobre esse conceito de temperatura de cor e sobre a noção psicológica de cores quentes e frias. Verá que não são bem o mesmo.
A utilização de citações sobre o assunto que vai tratar é um excelente dispositivo para introduzir o tema. Parabéns.

Ju Sampaio disse...

Uso não autorizado de imagem de minha autoria e propriedade: http://jurema-sampaio.pro.br/strani_felicita/terciarias.htm

Jurema Sampaio

Enviar um comentário