Pedro Mateus

Aluno do 1º ano de Design e Produção Gráfica do Instituto Superior de Educação e Ciência

Este blog tem como objectivo, uma publicação regular sobre os temas abordados nas aulas de Óptica e teoria da Cor, que servirão como elementos de avaliação à disciplina.

Um espaço para me cultivar e para te cultivares!

A Cor e o Design III

A cor apoderou-se de mim. Sei que ela me tomou para sempre. Tal é o significado deste momento abençoado. A cor e eu somos um. Sou pintor” Paul Klee


Modelos Cromáticos

As superficies absorvem certas ondas de luz e reflectem outras em direcção aos receptores de cor dos nossos olhos.

Em teoria, a combinação de tinta vermelha e verde teria como resultado o amarelo, na prática, no entanto, a combinação dos mesmos resulta num marrom-escuro.


Porque acontece isto? Simples...

Acontece porque os pigmentos absorvem mais luz do que reflectem, tornando qualquer mistura mais escura que as cores originais. À medida que novas cores são misturadas, menos luz é reflectida.Assim , os sistemas cromáticos baseados em pigmentos são chamados de "subtractivos".

Os métodos de impressão digital e offset utilizam o CMYK, um sistema subtractivo. São usadas cores menos comuns, pois a luz reflectida pelos pigmentos cyan e magenta mistura-se de modo mais puro em novos matrizes que a luz reflectida pelos pigmentos azul e vermelho
.



1 comentários:

paulo martins disse...

"Em teoria, a combinação de tinta vermelha e verde teria como resultado o amarelo". Não. Em teoria e na prática, a combinação de luzes vermelha e verde dá amarelo (Poderá verificá-lo observando, com uma lupa, este ecrã)
Muito iremos falar sobre o assunto da representação da cor - os tais modelos de cor. Procure saber mais sobre eles.

Uma nota. Há um ptoblema qualquer com o tema do seu blogue. No meu IE6 o texto aparece muito escuro, sobre fundo preto. E em baixo uma extensa caixa clara e vazia. Acontece só comigo?

Enviar um comentário