Pedro Mateus

Aluno do 1º ano de Design e Produção Gráfica do Instituto Superior de Educação e Ciência

Este blog tem como objectivo, uma publicação regular sobre os temas abordados nas aulas de Óptica e teoria da Cor, que servirão como elementos de avaliação à disciplina.

Um espaço para me cultivar e para te cultivares!

CMYK



Fazendo agora um raciocínio paralelo com a disciplina de Processos e tecnologias gráficas, explicarei de forma sucinta o termo CMYK.

CMYK é um modelo cromático como já referi no post anterior, e é utilizado no processo de impressão. Enquanto que os pintores utilizam o circulo cromático básico como guia para a mistura das suas tintas, as impressoras usam um conjunto diverso de cores: Cyan, Magenta, Amarelo (Yellow) e Preto (blacK), ideais para reproduzir a gama de cores encontradas nas fotos a cores. C,M,Y e K são conhecidas como process colors, e a impressão colorida é chamada de "quadricromia". O CMYK é usado por impressoras a jacto de tinta e laser, bem como pelo equipamento de impressão Offset, Flexografia e Roto-Gravura.
Em principio C,M e Y deveriam produzir o preto, mas o resultado da mistura não é rico o bastante para reproduzir imagens coloridas com uma gama tonal plena, assim o preto é necessário para completar o processo da quadricromia.

0 comentários:

Enviar um comentário